treino com taurina

A busca pela melhora da composição corporal, com o aumento da massa muscular e a redução da gordura é ainda maior no verão, principalmente, com a inclusão, na rotina, da clássica e eficaz dupla para atingir esse objetivo – mudança de hábitos alimentares e prática de exercícios físicos. Em um levantamento realizado pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), em 2019, divulgado no começo de abril de 2020, o índice de brasileiros que praticam atividades físicas regularmente cresceu 29%, variando entre as faixas etárias. Além disso, este levantamento aponta que o índice de pessoas que não praticam nenhum tipo de atividade caiu de 15,9% (2006) para 13,9% (2019). Devido à pandemia da COVID-19, o treino em casa ganhou grande espaço, principalmente, os funcionais, que cresceram 94%.

Assim, para otimizar os resultados na busca pelo corpo desejado, é interessante a inclusão de suplementos reconhecidos como ergogênicos, ou seja, que estão associados ao aumento da performance física, com melhora da disposição, energia e redução da fadiga, principalmente taurina, arginina e cafeína, aqueles encontrados nos suplementos pré-treino, como os da família C4 da New Millen: C4 BETA PUMP e C4 BLACK BETA PUMP.

Taurina – Aminoácido do desempenho esportivo!

A taurina é um aminoácido encontrado em grandes concentrações em tecidos excitáveis, como músculo e neurônios, o que também se relaciona com a sua importância para a performance física. Ela está envolvida com efeito anti-inflamatório, antioxidante, além de diversas funções fisiológicas. Quando pensamos em performance esportiva, a suplementação com este aminoácido relaciona-se com uma possível retenção do glicogênio muscular no pós-exercício, estando associada à recuperação dos estoques de energia.

Waldron et al. (2018), em uma metanálise, reuniram diversos estudos que demonstraram que a taurina, em dosagens de 1 a 6g/dia, relaciona-se com a melhora da performance física nos esportes de endurance. Além disso, a suplementação com taurina, em um recente estudo conduzido por Carvalho et al. (2020), demonstrou que mulheres obesas, em protocolo de exercício físico, tiveram melhora da oxidação de gorduras, além da melhora da atividade das mitocôndrias, demonstrando efeito termogênico, auxiliando na modulação da composição corporal. Outro estudo já havia avaliado o potencial efeito da suplementação com taurina no aumento da queima de gordura e na otimização da oferta de energia durante o treino de natação.

Cafeína – O cansaço não tem vez

A cafeína é uma substância rapidamente absorvida, sendo encontrada na corrente sanguínea em torno de 15 a 45 minutos depois do seu consumo. Sua suplementação associa-se à melhora da perda de peso, tanto pelo seu efeito termogênico quanto por induzir a otimização da performance no exercício físico. A suplementação com a cafeína tem relação com a melhora da disponibilidade de energia, o aumento do gasto energético diário, a redução da ingestão de calorias, a redução da sensação de esforço relacionado à atividade física e o aumento da performance (HARPAZ et al., 2016). Smirmaul et al. (2016) avaliaram que a suplementação com cafeína promove melhora do tempo de exaustão durante exercício físico de alta intensidade. A cafeína atua sobre o limiar de esforço e dor, retardando a fadiga muscular e melhorando o desempenho esportivo.

Arginina – Up na performance!

A arginina é um aminoácido semiessencial, ou seja, que o corpo é capaz de produzir, porém, em determinados momentos, há necessidade de ser suplementado. Alega-se que esse aminoácido promove a vasodilatação ao aumentar a produção de óxido nítrico no músculo ativo durante o exercício, assim, melhorando a força, a potência e a recuperação muscular.

A ação da suplementação com arginina revelou uma melhora na execução de um movimento específico durante o treino, principalmente, pela maior produção de óxido nítrico e, consequentemente, maior dilatação dos vasos. Isso indica que quanto maior a dilatação, maior e mais potente a oferta de nutrientes e aminoácidos ao músculo. Além disso, há uma potencial minimização da fadiga com a suplementação da arginina. Pahlavni et al. (2017) demonstraram que a sua suplementação com 2g/dia é capaz de melhorar a performance em atletas.

O bom desempenho e o resultado dos treinos não dependem unicamente da intensidade e regularidade deles, tendo a nutrição um papel importante nesses objetivos.

O Família C4 da New Millen é composta por C4 BETA PUMP (eleito 4x como o melhor pré-treino nacional) e C4 BLACK BETA PUMP, pré-treinos exclusivos e inovadores, que são a forma perfeita para dar aquele up antes do treino!

O cansaço não tem vezREFERÊNCIAS

Folha Vitória. Quatro em cada 10 brasileiros pratica atividades físicas regularmente – Abril, 2020. Disponível em <https://www.folhavitoria.com.br/saude/noticia/04/2020/quatro-em-cada-10-brasileiros-pratica-atividades-fisicas-regularmente>. Acesso em 09 de Outubro de 2020.

Época Negócios. Como a pandemia mudou os hábitos de exercício físico no Brasil – Junho, 2020. Disponível em <https://epocanegocios.globo.com/Brasil/noticia/2020/06/como-pandemia-mudou-os-habitos-de-exercicio-fisico-no-brasil.html>. Acesso em 09 de Outubro de 2020.

CARVALHO, F. G. et al. Taurine supplementation can increase lipolysis and affect the contribution of energy systems during front crawl maximal effort. Amino Acids, v.50, n.1, p.189-198, 2018. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29082444/> Acesso em 06 out. de 2020.

SILVA, M. A. et al. Efeito ergogênico da cafeína sobre a fadiga e a dor durante o exercício: uma revisão sistemática. Itinerarius Reflectionis, v. 16, n. 3, p. 01-19, 18 abr. 2020. Disponível em <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/60468/34619>. Acesso em 06 out. de 2020.

SMIRMAUL, B.P.C. et al. Effects of caffeine on neuromuscular fatigue and performance during high-intensity cycling exercise in moderate hypoxia. Eur J Appl Physiol, v.117, n.1, p.27-38, 2016. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27864638/>. Acesso em 06 out. de 2020.

WALDRON, M. et al. The Effects of an Oral Taurine Dose and Supplementation Period on Endurance Exercise Performance in Humans: A Meta-Analysis. Sports Med, v.48, n.5, p.1247-1253, 2018. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31482309/> Acesso em 06 out. de 2020.

HARPAZ, E. et al. The effect of caffeine on energy balance. J Basic Clin Physiol Pharmacol, v.28, n.1, p.1-10, 2017. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27824614/> Acesso em 06 out. de 2020.

MOR, A. et al. Effect of arginine supplementation on footballers’ anaerobic performance and recovery. Progress in Nutrition, v. 20, n. 1, p. 104-112, 2018.

YAVUZ, H. et al. Pre-exercise arginine supplementation increases time to exhaustion in elite male wrestlers. Biol. Sport, v. 31, p. 187-191, 2014.

MCNEAL, C.J., et al. Safety and Effectiveness of Arginine in Adults. J Nutr, v. 146, n.12, p.2587S-2593S, 2016.

Related Post
Suplementação com l-carnitina e cafeína: aliada do treino hard!