suplementação

Timing nutricional – além do aporte proteico! O momento da ingestão adequada de nutrientes visando à janela anabólica é uma estratégia utilizada para o aumento de massa, do desempenho e da recuperação muscular e, consequentemente, melhora a performance física. Mas, muito além do aporte adequado de carboidratos e proteínas, a literatura científica também traz a importância do consumo de recursos ergogênicos, como a creatina, e micronutrientes, como zinco, cromo e magnésio, para auxiliar nos objetivos esportivos. Os suplementos multi-ingredientes ou blends são seguros e promovem benefícios na composição corporal, aumento de massa magra e da performance, Assim, incluir suplementos que garantam a associação de macronutrientes, creatina e micronutrientes, como o Mass Complex da New Millen, é uma forma prática e efetiva de garantir o timing nutricional. Conheça os benefícios da creatina e dos micronutrientes que fazem partes deste blend completo e o que a ciência traz sobre eles:

micronutrientes na performance

Creatina – benefícios da sua suplementação: A creatina é uma amina nitrogenada que é sintetizada no fígado, nos rins e no pâncreas a partir dos aminoácidos arginina, glicina e metionina ou fornecida ao organismo por meio da alimentação, sendo encontrada nas carnes, em outros produtos de origem animal ou nos suplementos. Sua principal função é fornecer energia de forma rápida aos músculos para que haja contração muscular, também, atua na ativação da glicólise e glicogenólise e como antioxidante (BUTTS; JACOBS; SILVIS, 2018). Lanhers et al. (2017) conduziram uma revisão sistemática e meta-análise de estudos clínicos randomizados e concluíram a partir dos achados que a suplementação com creatina é eficaz no desempenho de força dos membros superiores para exercícios com duração inferior a 3 minutos, independentemente de características da população, protocolos de treinamento e doses ou duração suplementares.

Já Wang et al. (2019), em um estudo clínico randomizado e controlado, avaliaram os efeitos da suplementação com 20g de creatina ou placebo por 6 dias e, depois, 2g por dia até o final do estudo, com duração de 4 semanas, realizado com atletas em treinamento de força explosiva. Como conclusão, os autores observaram que a suplementação de creatina durante o protocolo de treinamento complexo promoveu aumento da força muscular máxima após 4 semanas de treinamento e reduziu o dano muscular causado pelo treinamento.

suplementação com ergogênicosMinerais e oligoelementos são micronutrientes envolvidos em diversos processos biológicos, inclusive na geração de energia e síntese muscular. Sua deficiência pode afetar negativamente o desempenho esportivo e a composição corporal. O magnésio é um importante nutriente para a manutenção da massa muscular, a performance, a regulação dos níveis séricos de glicose, a produção e o estoque energético e o controle da inflamação corporal, sendo considerado como um mineral com ação ergogênica e sua suplementação está associada com a melhora e o aumento da performance. Já o zinco está associado com a síntese muscular e, também, com o adequado funcionamento do sistema imunológico de atletas. A deficiência desse mineral está associada à redução da força muscular. Além disso, o cromo é um mineral que promove melhora da composição corporal, como manutenção da massa muscular, e ajuda a reduzir a gordura corporal, atuando em vias do metabolismo.

Em relação às vitaminas, a vitamina B6 ou piridoxina é muito importante para o desempenho esportivo, já que tem ação no metabolismo dos nutrientes durante o exercício e na fosforilação do glicogênio, assim, atuando na geração de energia. Mass Complex da New Millen é um blend completo formulado com beef protein, creatina, waxy maize e vitaminas e minerais que agem em sinergia para auxiliar na melhora da performance e hipertrofia, além de contribuir para a recuperação muscular. SEO: como suplementar zinco, como ganhar massa magra, como hipertrofiar, como hipertrofiar mais rápido, como perder gordura corporal, como diminuir gordura corporal, como melhorar performance na corrida, como melhorar performance na bike

REFERÊNCIAS

PASCHOAL, V.; NAVES A. Tratado de Nutrição Esportiva Funcional. São Paulo: Roca, 2014. STECKER, R. A. et al. Timing of ergogenic aids and micronutrients on muscle and exercise performance. Journal of the International Society of Sports Nutrition, v.16, n.37, 2019. Disponível em: <https://jissn.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12970-019-0304-9> Acesso em: 03 ago 2020.

HARTY, P. S. et al. Multi-ingredient pre-workout supplements, safety implications, and performance outcomes: a brief review. Journal of The International Society of Sports Nutrition, v. 15, n.1, p.41, 2018. Disponível em: < https://jissn.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12970-018-0247-6> Acesso em: 03 ago 2020.

BUTTS, J.; JACOBS, B.; SILVIS, M. Creatine Use in Sports. Sports Health, v.10, n.1, p.31-34,2018. Disponível em: < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29059531/> Acesso em: 03 ago 2020.

LANHERS, C. et al. Creatine Supplementation and Upper Limb Strength Performance: A Systematic Review and Meta-Analysis. Sports Medicine, v.47, n.1, p.163-173, 2017. Disponível em: < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27328852/> Acesso em: 03 ago 2020.

WANG, C-C. et al. Effects of 4-Week Creatine Supplementation Combined with Complex Training on Muscle Damage and Sport Performance. Nutrients, v.10, n.11, p.1640, 2018. Disponível em: < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30400221/> Acesso em: 03 ago 2020.

HEFFERNAN, S. M. et al. The Role of Mineral and Trace Element Supplementation in Exercise and Athletic Performance: A Systematic Review. Nutrients, v. 11, n. 3, p. 696, 2019. Disponível em: < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30909645/> Acesso em: 03 ago 2020.

ZHANG, Y. et al. Can Magnesium Enhance Exercise Performance?. Nutrients, v. 9, n. 9, p. 946, 2017. Disponível em: < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28846654/> Acesso em: 03 ago 2020.

VOLPE, S. V. Magnesium and the Athlete. Current Sports Medicine Reports, v. 14, n. 4, p. 279-283, 2015. Disponível em: < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26166051/> Acesso em: 03 ago 2020.

Related Post
Suplementação de vitamina C + arginina na prática esportiva!
Por que é importante suplementar com a orientação do nutricionista?
Vivi Winkler fala sobre sua rotina de treinos e suplementação
As proteínas vegetais atendem à oferta suficiente de aminoácidos?