suplementar-vitamina-d

A vitamina D é essencial para diferentes funções do organismo, pois atua não apenas no metabolismo ósseo ao qual ela sempre foi vinculada, mas também em sistemas como o imunológico, cardiovascular e muscular.

No Brasil, uma metanálise de 72 estudos relatou uma distribuição do status de vitamina D em diferentes faixas etárias, com resultados que evidenciaram prevalências de insuficiência e de deficiência em, respectivamente, 45,3% e 28,2% dos participantes avaliados nos trabalhos.

A vitamina D é um hormônio potente que favorece a promoção de benefícios à saúde esquelética e extraesquelética. Os seus níveis equilibrados auxiliam na prevenção e recuperação de lesões musculoesqueléticas, que podem ser potencialmente afetadas por concentrações insuficientes da forma de armazenamento de vitamina. Essa carência pode atingir pessoas jovens, ativas e saudáveis, com isso, potencializando o risco de lesões e período de recuperação prolongado na prática esportiva.

A correlação entre a vitamina D e a função muscular é evidenciada em estudos. Níveis crescentes de vitamina D reduzem a inflamação, dor e miopatia, além de estimularem o aumento da síntese de proteínas musculares, concentração de ATP, força e capacidade física. Sua deficiência é comum em atletas que, na maioria das vezes, apresentam fraturas por estresse, dor musculoesquelética e doenças recorrentes. Um estudo (2012) relatou que a suplementação de vitamina D na rotina de atletas pode reverter até 20% da atrofia de fibras musculares do tipo II

A correção da deficiência de vitamina D é realizada por protocolos de suplementação com produtos de qualidade recomendados por profissionais capacitados. De acordo com um estudo de revisão (2012), concentrações elevadas de vitamina D no sangue possuem associação com benefícios no tecido musculoesquelético e no fortalecimento do sistema imunológico, efeito que também é essencial para atletas de elite que apresentam depleção de funções da imunidade com o exercício intenso.

A New Millen conta, em sua linha Clinical Series, com a Vitamina D, um produto em cápsulas de fácil deglutição, que tem como finalidade a oferta de vitamina D em quantidades adequadas para promoção de diversos benefícios ao organismo, incluindo a recuperação e prevenção de lesões ósseas e musculares em atletas.

 

Referências

FERRARINI, P.; MACEDO, R. Vitamina D no esporte e saúde. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 9. n. 50. p.150-163, mar./abr. 2015.

FRANKLIN, D. et al. Sports Health Benefits of Vitamin D. Sports Health., v. 4, n. 6, p. 496-501, nov. 2012.

OWENS, D. et al. Vitamin D and the Athlete: Current Perspectives and New Challenges. Sports Med., v. 48, p. S3-S16, 2018.

Related Post
Por que é importante suplementar com a orientação do nutricionista?
Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *