A perda de gordura corporal é influenciada pela qualidade do sono?

O sono é parte essencial da rotina e requer cuidados e atenção redobrados, uma vez que ele está diretamente associado à promoção da saúde e recuperação corporal. Estudos epidemiológicos e experimentais indicam que o sono mais curto está correlacionado com a incidência de obesidade, hipertensão e outros distúrbios metabólicos. Assim, podemos destacar que a ciência vem associando os possíveis mecanismos relacionados à influência da falta de sono no estilo de vida de grande parte da população.

Quando o ciclo circadiano é interrompido, diversos prejuízos podem acontecer nos mecanismos de homeostase corporal, especialmente associadas ao metabolismo. Um sono de qualidade pode ser influenciado por uma combinação de fatores, que incluem a genética, o ambiente e os fatores psicológicos e culturais. Um dos estudos relatou que indivíduos que têm uma duração de sono menor do que seis horas por noite apresentam maior propensão a ter excesso de peso corporal, enquanto que pessoas que dormem em média 8 horas por noite tendem a perder peso com mais facilidade.

Relação de gordura corporal x Sono

Um estudo (2012) avaliou a relação entre a qualidade e quantidade de sono e alterações no peso corporal em mulheres com sobrepeso que participaram de um programa de emagrecimento. A perda de peso significativa seria demonstrada com mais frequência em mulheres que relatam um melhor Índice Global de Qualidade do Sono (PSQI) ou duração do sono maior do que 7 horas por noite em comparação com mulheres que relatam um pior escore ou período menor a 7 horas. No início do estudo, 52,7% indicaram pontuações do PSQI acima do ponto de corte clínico de 5. A qualidade de sono subjetiva foi um fator determinante que aumentou a probabilidade de perda de peso em 33%. Os resultados do estudo sugeriram que a qualidade e a quantidade do sono podem contribuir para a perda de peso em estudos baseados em intervenção.

A nutrição pode interferir positivamente na regulação do sono e induzir a perda de peso de forma associada. Diferentes componentes nutricionais atuam no ritmo circadiano e na aceleração do metabolismo em busca de aumentar a utilização de gordura como fonte de energia até mesmo no período de sono.

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Referências

THOMSON, C. et al. Relationship Between Sleep Quality and Quantity and Weight Loss in Women Participating in a Weight-Loss Intervention Trial. Obesity, v. 20, n. 7, p. 1419-1425, jul. 2012.

CHANG, M. et al. Sleep and weight loss in low-income overweight or obese postpartum women. BMC Obesity, v. 6, n. 12, p. 1-7, 2019.

FILHO, E. e al. Relation between body composition and bone mineral density in young undregraduate students with different nutritional status. Einstein., v. 14, n. 1, p. 12-7, 2016.

COELHO, M. et al. Prejuízos nutricionais e distúrbios no padrão de sono de trabalhadores da Enfermagem. Rev Bras Enferm., v. 67, n. 5, p. 832-42, set. 2014.

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