Palatinose

A palatinose, também chamada de isomaltulose, vem-se destacando na literatura científica por sua composição química e seu comportamento dentro do organismo. Ela é classificada como um dissacarídeo composto por monômeros de glicose e frutose que conferem sabor adocicado.  O sabor e a aparência são semelhantes ao da sacarose, apesar de seu poder de doçura corresponder à metade daquele atribuído à sacarose.

Com baixo índice glicêmico, a palatinose é destaque na suplementação antes do exercício físico atualmente. Tal fator se dá devido à sua estrutura ser mais estável, o que resulta em absorção lenta e pouca influência na liberação de insulina. Sua ação permite retardar a sensação de fadiga graças ao fornecimento de ATP em forma duradoura e contínua. Esse efeito poupa o glicogênio muscular e, por isso, seu consumo é recomendado antes do treino.

Comprovação da ciência sobre os efeitos da palatinose
Para comprovar os efeitos da palatinose na performance esportiva, um estudo avaliou os efeitos fisiológicos e o aumento do desempenho com a suplementação de isomaltulose e da maltodextrina, consumidas, de forma intermitente, durante um exercício prolongado específico de futebol. Para isso, 22 jogadores de futebol universitário realizaram uma prova de 120 minutos consumindo 8% de bebidas com carboidratos e eletrólitos, um composto por maltodextrina (alto índice glicêmico), outro com isomaltulose (baixo índice glicêmico) e um placebo sem carboidratos.

Os pesquisadores avaliaram o desempenho físico (sprinting, jumping) e técnico (tiro, drible) e, segundo os resultados, puderam observar que as concentrações de glicose e insulina no sangue variaram, sendo que, com isomaltulose, manteve-se um valor de 13% maior de concentrações de glicose no sangue entre 75 e 90 minutos, diferentemente da maltodextrina, que teve declínio na glicemia aos 60 minutos.

O grupo com isomaltulose, ainda, apresentou valores mais eficazes nas concentrações de epinefrina aos 90 e 120 minutos. Assim, puderam concluir que a isomaltulose manteve a glicose mais alta, diminuindo a magnitude da resposta glicêmica rebote induzida pelo exercício. Ou seja, é considerada uma estratégia nutricional promissora para modalidades esportivas.

REFERÊNCIAS
MARESCH, C. et al. Low Glycemic Index Prototype Isomaltulose—Update of Clinical Trials. Nutrients, v. 9, n. 391, p. 1-12, 2017.
OOSTHUYSE, T. et al. Ingesting Isomaltulose Versus Fructose-Maltodextrin During Prolonged Moderate-Heavy Exercise Increases Fat Oxidation but Impairs Gastrointestinal Comfort and Cycling Performance. Int J Sport Nutr Exerc Metab., v. 25, n. 5, p. 427-38, oct. 2015.
STEVENSON, E. et al. A comparison of isomaltulose versus maltodextrin ingestion during soccer-specific exercise. Eur J Appl Physiol., v. 117, p. 2321-2333, 2017.

Related Post
Cookie Protein
Bowl de Energia
C4 Black Beta Pump ganha como melhor pré-treino e consolida família C4 como tetracampeã no Prêmio Suplementação
Fudge Maromba 4W
Comments
  • content hosting 10 de agosto de 2020 Reply

    I’m impressed, I must say. Rarely do I encounter a blog that’s both educative and engaging, and without a doubt, you’ve hit the
    nail on the head. The problem is an issue that too few people are speaking intelligently
    about. I am very happy I stumbled across this in my search for
    something relating to this.

  • cheap flights 24 de agosto de 2020 Reply

    This piece of writing is actually a fastidious one it helps new web users, who are wishing in favor of blogging.
    cheap flights 34pIoq5

  • cheap flights 25 de agosto de 2020 Reply

    Definitely believe that which you stated. Your favourite justification seemed to be on the web the easiest factor to have in mind
    of. I say to you, I certainly get annoyed even as folks think
    about concerns that they plainly do not realize about.
    You controlled to hit the nail upon the highest and also defined out the entire thing without having side
    effect , other folks can take a signal. Will likely be back
    to get more. Thanks 31muvXS cheap flights

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *