A cafeína é um recurso ergogênico comumente utilizado no esporte e nas atividades diárias. Quando o objetivo é praticar exercícios físicos com regularidade, recomenda-se a suplementação de cafeína antes do treino. Contudo essa substância pode ser eficaz para aumentar o foco e a concentração em outras atividades da rotina como trabalho e estudos.

É um alcaloide derivado da xantina, com rápida absorção e alta biodisponibilidade. Apresenta mecanismo de ação central e periférica, desencadeando importantes alterações metabólicas e fisiológicas. A ingestão de cafeína no pré-treino pode favorecer o aumento do desempenho em exercícios de endurance prolongados e em exercícios de alta intensidade. Seus efeitos ergogênicos têm sido atribuídos à sua ação bloqueadora dos receptores de adenosina. A cafeína apresenta 100% de biodisponibilidade, proporcionando rápida e eficiente absorção através do trato gastrointestinal quando administrada de forma oral.
No organismo humano, os benefícios consistem em:
– Promover o aumento do estado de alerta e reduzir a sensação de fadiga.
– Atuar como substância ergogênica, principalmente, para potencializar a produção de energia.
– Auxiliar na liberação de cálcio do retículo sarcoplasmático, bem como por sua ação direta sobre o sistema nervoso central.
– Auxiliar na modulação da função cardiovascular.
– Contribuir para a redução da percepção de esforço durante a atividade física.

Em modalidades esportivas como a corrida, por exemplo, recomenda-se a ingestão de suplementos contendo cafeína, aproximadamente 20 minutos antes da prova ou do treinamento, a fim de estimular as reações de energia. Um estudo avaliou o tempo de execução de exercício de 18 corredores recreativos submetidos a 3 dias de teste, período no qual consumiram uma quantidade de bebida energética com cafeína. Os autores analisaram as respostas fisiológicas e perceptivas dos corredores após a intervenção com o suplemento. Os resultados demonstraram que adequar o consumo dessa substância ergogênica antes do exercício pode melhorar o desempenho em uma corrida de 5 quilômetros.

Suplementos à base de cafeína são capazes de melhorar a força e a resistência muscular em diferentes modalidades esportivas, visto que garantem mais energia. Sua sinergia com outros componentes estimulantes, como, por exemplo, a taurina e o inositol, também é comprovada no aumento da eficiência em relação à performance no esporte.

REFERÊNCIAS

PÉREZ-LÓPEZ, A. et al. Caffeinated energy drinks improve volleyball performance in elite female players. Med Sci Sports Exerc., Madison, v. 47, n. 4, p. 850-856, 2015.

PRINS, P. J. et al. Energy drinks improve five-kilometer running performance in recreational endurance runners. J Strength Cond Res., Champaign, v. 30, n. 11, p. 2979-2990, 2016.

HURSEL, R.; WESTERTERP-PLANTENGA, M. S. Catechin- and caffeine-rich teas for control of body weight in humans. Am J Clin Nutr., Bethesda, v. 98, n. 6, p. 1682-16963, 2013.

JONES, G. Caffeine and other sympathomimetic stimulants: modes of action and effects on sports performance. Essays Biochem., London, v. 44, p. 109-123, 2008.

Related Post
Imunidade x Desempenho Esportivo: entenda a relação direta
Palatinose: carboidrato promissor no aporte prolongado de energia!
Carnaval do monstro com mais energia e disposição
Suplementação de glutamina em treinos exaustivos e prolongados
Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *